23 de abril de 2023

Cheiro de Amor (Roteiro)




Feito fumaça num quarto fechado

Você tomou conta dos quatro cantos

Acende um cigarro, queima a brasa

Eu sou o quarto, tu a fumaça                                   (cantado)


[tosse e afasta a fumaça com os braços

como se espanasse uma nuvem de fumaça pra fora do quarto]


De novo sinto o cheiro de amor no ar:

cebola & alho, o par perfeito, bem picados,

numa panela a refogar.


Batata Laranja, Abóbora Cabotiá

Batata Rosa, Gengibre, Alface

As frutas e legumes compõem

seu prato, decoram sua casa;

há um aroma vegetal por seu corpo, 

seu sexo, sua face.


Cheiro de alho nas mãos dela

uma nova forma de se preparar berinjela

ela vai e vem

de um lado a outro da cozinha,

à procura de uma certa faca,

uma seda, um abridor, uma tigela.


Chá de Malva, Hortelã

Azedinha, Ora pro Nobis, Salsão

Ele conhece as pancs, 

e está sempre a aprender uma nova receita

macarronada de palmito,

pasta de amendoim caseira

pesto vegano de manjericão

ele macera bem os ingredientes

pra logo mais nos macetarmos entre a gente

nus pelo chão


Não bastasse todas as coisas

em que se esmera

sabe ainda fazer

delícias com nabo

legumes com quem

não tinha me amigado

conversam comigo

em seu refogado

lugares de sabor

em que nunca tinha estado:

saio dali sem nunca mais vê-lo 

mas levo comigo o seu tempero


As cenouras de molho

pra durarem mais

beck bolado com alecrim

pra ficar rapidim em paz

os grãos no remolho

pra remoção de fitatos

a fumaça subindo da cozinha

em direção ao quarto...


Outra vez sinto o cheiro de amor no ar:

Bethania e Itamar, o par perfeito,

servidos sobre a cama e sobre a mesa

A louça lavada, a roupa amassada 

chocolate 80% cacau ou eu, escolha a sobremesa

seus ombros largos me envolvem

suas coxas me prendem

e chapo no cheiro de flor que seu corpo tem.


ei! te amar ainda

num mundo repleto

de gente linda

e carente de toque e afeto

me causa muito embaraço

por isso escrevo, traço e retraço

teu rosto em mil poemas

preferiria tretas e esquemas

suco de umbu, sorvete de pitaya

preferiria tardes de chapo

sem olhar para o relógio

eu entrego o meu corpo, é lógico!

para novos cultos, em novos altares

eu juro que mergulho fundo pelos ares

e o amor agora, o amor hoje

corre indiferente a esse Amor, Ainda

que por dentro me arde 

e como se não bastasse 

ainda me enche de embaraço

eu tô tentando te manter no peito 

mas a fumaça ocupa muito espaço


Sinto de novo o cheiro de amor no ar.

Na sua cozinha há sempre um aroma novo

de plantas a emergir das panelas

ela vai e vem

de um lado a outro

da minha vida

e os meus poemas...

                                               têm o cheiro dela.

Nenhum comentário: