25 de fevereiro de 2024

Praias (roteiro)

A: ontem não sonhei com você

sonhei foi com Canajurê

com praias compostas por outras praias

feito sonhos feitos de outros sonhos mais antigos

no sonho um pescador dizia: essa é a praia do pampo, amigo

Canajurê é outra, logo ali mais um tanto

confundindo a geografia das minhas memórias

já não sei, já não sei bem onde vivemos as histórias 

eu e você somos praias distantes,

com suas marés em distintas trajetórias.

eu tentei, eu bem que tentei

e explicar aos outros não sei

por que nosso encontro

acabou em tempestade

o que eu queria e já tantas vezes

te disse era te amar até mais tarde...

por que, por que não conseguimos

semear a liberdade?


B: Você começa a falar e a angústia me invade

o amor que era pra ser leve,

leve feito floco de neve

no fim foi todo lava

que ferve, emerge,

lindo de se ver ao longe

mas que dói, na pele,

de quem se nele se atreve a mergulhar

e me deixa assim, 

caminhante sozinho   

nas areias de uma praia perdida

a liberdade não foi semeada

porque semear e amar são trabalhos

e o trabalho pra ser livre

não pode beber em certas águas

não pode ser refém da cobrança, do excesso e da mágoa

para o trabalho ser livre ele precisa querer

antes de lucrar, alimentar

antes de render, prover.


A: mas eu alimentei!!! só os deuses sabem

sabe quanta energia eu pus nessa tarefa

nessas 12, 30, 200 tarefas de amar

e eu posso provar, olha aqui,

olha aqui, e olha mais aqui!!


B: eu vi, eu vi, eu bem que te vi

eu te amo, mas não é sobre isso. é sobre não se 

render a uma lógica que nos ensinaram

desde sempre: a de querer por cada gesto, 

um outro gesto, como se o afeto tivesse roteiro.

roteiro de amar é não saber.

o amor não pode seguir a lógica do dinheiro

o amor não pode ser esse bem durável

de que a gente tem para sempre a posse

o amor não é um pedaço de terra cercado

o amor é toda a terra

ou seu nome é Gaia ou não é amor.

amor... Plantei flor e brotou... a vida está na água, rapaz.


A: Eu juro que entendo,

meu amor por ti é tão grande

que vou aprendendo pelo caminho

enquanto faço as trilhas da sua praia

mas pra mim é tudo muito difícil

esse amor é tão livre às vezes... 

sem posse, sem garantia... que parece não ser nada!


B: é que não somos terra para ser posse,

mas posso ser abrigo, posso ser morada.

se a gente cuida, a gente faz uma longa longa longa caminhada

com gosto de pra sempre. o que não podemos é assinar um contrato.

novas regras da física. a contagem do espaço e do tempo precisa ser diferente.

aquele amor que a gente tinha era vidro e se quebrou. 

quem sabe um dia ele se recicla

como as ondas reciclam outras ondas 

como os sonhos reciclam outros sonhos.

eu amo você, adeus.


Nenhum comentário: