24 de outubro de 2010

um poema de mário de andrade, mais uma nota do diário ínfimo

MODA DOS QUATRO RAPAZES

(Campos do Jordão)

Nós somos quatro rapazes
Dentro duma casa vazia.

Nós somos quatro amigos íntimos
Dentro duma casa vazia.
Nós fomos ver quatro irmãos
Morando na casa vazia.

Meu Deus! si uma saia entrasse
A casa toda se encheria!
Mas era uma vez quatro amigos íntimos...
(mário de andrade)

 
ps; das Suas Poesias Completas, editadas pelo Círculo do Livro.
ps2:  no sétimo verso, é "si" mesmo. mário escrevia "si", "milhor". nunca me dei ao trabalho de verificar se isso era jeito dele ou se era assim antes. deve ser jeito, que mário é da turma dos inventadeiros.
ps3:sugestivo, o poema, não?
ps4: não liguem pra essa repentina enxurrada de poemas. gosto muito de guardá-los, mas nunca achei o lugar ideal. estou pensando em algum tipo de caderno, algo assim. Nos blogs não tem dado certo. além disso, nunca sei até quando plataformas como Blogger e Tumblr irão durar. caderno é uma boa, mas e a disposição pra escrever à mão? nhé

4 comentários:

Regina Carvalho disse...

Lamento informar: não era invenção do Mário, ele escrevia assim porque era assim que se falava. Lembras que ele gostava que falássemos a nossa própria língua? E Chico Alvim, modeusi! Ninguém falava mais nele, que fez sucesso quando comecei a lecionar na UFSC... Obrigada por me trazer Chico Alvim de volta! beijão.

Enzo Potel disse...

sugestivosíssimo!!
ótemo!

Regina Carvalho disse...

Sabes como faço pra não perder as citações? Sublinho, e escrevo o número da página na frente do livro. Na hora, ou não acho mais...Se quiseres, aproveita a dica!
bj

Eduardo Silveira disse...

ha! aproveitarei, grato.