16 de junho de 2023

Vamos eu e você tomar um café da tarde
lá em casa, depois do trabalho. Fechado?
Só não chama mais ninguém porque onde
eu moro é bem apertado.

Se vc mora em área sujeita a alagamentos 
e deslizamentos,
Se vc se mata pra pagar aluguel - como eu -
Se mora num terreno pequeno
com várias outras casas
Se mora de favor
ainda que entre muito afeto
ainda que não falte comida e amor
se o teu aluguel compromete
mais de 30% da tua renda
entenda
sua moradia também é precária
a gente se sente assim, muito otária,
vendo um plano diretor ser aprovado
pra enriquecer construtoras 
e favorecer desmatamentos
enquanto há cada vez mais gente
dormindo sobre o cimento.

Estresse do caralho.
Vamos eu e você dar uns bjo, fumar um fininho
e tomar um vinho
lá em casa, depois do trabalho. Fechado?
Só não geme tão alto que as paredes são
de papel e os vizinhos tão aqui colados.

uma cidade sem privacidade
uma cidade sem a menor vontade
de pensar coletivamente
vc e vc mesmo contra a fome
contra a corrente
contra qq um que lhe passe pela frente.
morador de rua morre de frio
mas se vc abrir agora as redes da prefeitura
estão cheias de gracinhas sobre obras executadas
quero que se foda essa ponte estaiada
a marina da beira mar e o engordamento das praias
a gente quer outros restaurantes populares
o engordamento das nossas crias
queremos moradias populares
políticas públicas em prol de melhores dias.

Vamos eu e você amanhã dar um passeio
Amanhã eu não posso e nem depois
tenho trabalho tenho rolê tenho academia
Amanhã você não pode nem depois 
tem filho pra criar tesão represado louça suja na pia
Mas vamos mesmo assim à rua dar um passeio
vamos ao centro, vamos às margens
deixar o protesto no front
de batalha ainda mais cheio.


Tá foda. Mas há quem resista.
Os movimentos resistem.
Quem é de luta se organiza.
Se a gente não faz isso, 
o fascismo deita e rola.
uma cidade que permite
que um vereador escroto
persiga uma educadora
utilizando recursos
que deveriam estar
sendo revertidos em prol
da educação de todes
não será nunca uma
cidade digna de nota, que dirá de magia.
educação é diversidade, Bericó
educação é inclusão, seu bocó
e não sou que afirmo isso
é lei, está na constituição,
é ciência, está na BNCC
quem é você
pra dizer o que um
educador deve fazer
em seu espaço de trabalho?
vereador não tem que interromper aula
é professor e aluno que devem interromper
o funcionamento de uma câmara que
não segue aquilo que deveria seguir
que é o respeito às leis e aos interesses 
de uma maioria que de muitas coisas precisa
e a maioria hoje passa fome
e a maioria hoje passa mal
e a maioria hj vive de modo precário
ideologia não põe comida na mesa
ideologia não paga salário
só se for o teu, otário.

Nenhum comentário: