12 de julho de 2009

Campanha da palavra (Texto em construção)

os estrangeiros forasteiros gringos gostaram muito da campanha. Pensam em levar para seus países. Aliás, corre o boato fofoca papo de que o Brasil ganhará um prêmio por tal iniciativa. O problema é que não se sabe quem propôs a campanha. O que se sabe é que o povo brasileiro, que na sua maioria é solidário, abraçou a iniciativa. "Doe uma palavra que você não usa para alguém que precisa dela". O Slogan é repetido continuamente nas emissoras de rádio e televisão. Está também em sites blogs orkut fóruns. E não se fala em outra coisa: depois de política, futebol e religião; agora a Campanha da palavra é também tema de acaloradas discussões barzísticas, ou botequistas, ou bodegais...ou seja lá qual for a palavra que faz referência aos bares.
e - como já se esperava - as polêmicas escândalos maracutaias não demoraram a aparecer. Nos programas de fofocas não se fala em outra coisa: Marília de Bragança, conhecida socialyte paulistana, fez a doação de todas as palavras que conhecia para os mais necessitados. Em nota, sua assessoria afirmou que Marília ficou somente com seu sobrenome, Bragança, pois era só do que ela precisava para "marcar sua personalidade". Desde o momento que fez a doação, Marília está sem palavras: não fala nem escreve. Somente gesticula com suas empregadas que agora - dizem - estão felizes da vida. Outro boato que corre voa caminha é de que Marília está desesperadamente arrependida e que em breve viajará para Nova Iorque para consultar-se com os mais afamados doutores. Quando tal boato foi divulgado pela primeira vez, eu estava num bar. Na mesa ao lado, uma velhinha desdentada, que tomava cerveja, levantou-se e gritou para o televisor:

-- Dá um livro pra ela, porra!

Não faltaram aplausos abraços tapinhas nas costas da velha. Porém entretanto todavia, o que a velha não sabia naquele momento era que as palavras doadas não poderiam mais ser reavidas tão facilmente. Não poderiam ser mais utilizadas. Doou, perdeu. Elas poderiam ser devolvidas, mas isso ocorreria por vontade da pessoa que recebeu o donativo esmola presente. E aí que se iniciam os novos escandâ-los...

Nenhum comentário: